O autor? João Marcos dos Santos, 20 anos. O livro foi publicado na plataforma digital Wattpad, registrado na Biblioteca Nacional

Jornal Correio (27 e 28 de janeiro de 2018 – edição 874 / Ano VI)
Repórter: Daniela Souza
Caneta e papel na mão e imaginação a todo vapor. No coração, a vontade de colocar em prática um projeto da adolescência. Dessa forma a obra ‘O Círculo de Fogo’ saiu do papel, em 2012, ainda no primeiro ano do ensino médio. O autor? João Marcos dos Santos, 20 anos. O livro foi publicado na plataforma digital Wattpad, registrado na Biblioteca Nacional.
João Marcos, como é conhecido, começou a escrever a obra a partir de três ideias quetinha em mente. “A primeira versão da história escrevi em 2012 e até hoje é a série (pois será uma trilogia) que mais tenho investido tempo e dedicação”. O livro fala da história do personagem Dominik Broughton, um jovem de 16 anos.
A narrativa do livro se passa quando o protagonista da trama se depara com uma situação difícil no reino em que vive. Em uma noite, seus pais foram presos, denunciados pelo seu próprio irmão, Dimas, que após se envolver com a realeza, passou a ser a marionete dos nobres. Em meio a tudo isso, o protagonista tem que viver as mais diversas desventuras, descobrir o passado de seus pais e do reino que tanto afetam seu presente e entender como que uma parte da floresta é tomada pelo fogo (que as chamas não consomem a vegetação), ser capaz de ter mudado tanto a sua vida.
Pelo fato do livro ser ambientado em um mundo semelhante a época medieval, João Marcos explica como surgiu a ideia e a partir de que ponto surgiu tamanha imaginação. “Descobri a literatura por meio de diversos caminhos. No começo eu não era muito de ler, mas eu assistia praticamente tudo o que passava na televisão. Sempre gostei muito de animações, sem ter muita preferência por determinado estúdio, como as crianças que amam a Disney. E foi por meio dos desenhos animados que eu comecei a ter um encanto por contos de fadas”.
O segundo passo da viagem só de ida para o universo ficcional, foi ao adquirir aqueles livrinhos da editora Todolivro que vinham dentro de uma maleta de papelão, com um CD-ROM que não se cansava de assistir. Desde então, os livros lhe traziam as mais diversas histórias, que iam de Cinderela até aos Músicos de Bremen.

Com os livros adquiridos, aos oito anos, passou a ler revistas em quadrinhos: Sesinho e Turma da Mônica, foram os primeiros que teve contato. Junto com a influência de sua mãe, ele sempre leu livros de temática cristã e seu pai lhe apoiou financeiramente o seu novo hobby. “Li o primeiro livro que eu considerava “grande e de adulto” aos doze anos. Livro esse, que demorei muito para finalizar, se chama “Jesus é o maior psicólogo que já existiu”, de Mark W. Baker, ressalta João Marcos.
O escritor lembra ainda que começou a escrever aos 13, quando sentiu que estava na hora de colocar as histórias de sua cabeça no papel. “Escrevi um livro sobre dois garotos, ambos de 9 anos estudantes do ensino fundamental, que apesar de conviverem em mundos diferentes, um lutou pela vida do outro”.
Segundo João, o livro ‘Círculo de Fogo’, um dos assuntos mais abordados, é o sacrifício, apesar de ser uma história medieval. “Pois se sacrificar pelos outros é a maior de todas as ações, uma prova de amor pela vida do próximo. Junto a isso também falo sobre o quão as relações familiares têm o poder de determinar muitas coisas na vida da gente e que às vezes refletimos isso”.
Quem ler a obra, vai perceber um livro recheada de diálogos com temáticas de magia, busca pelo poder, relações interpessoais e conflitos familiares. Ainda não foi publicado em forma de livro física, somente na plataforma Wattpad. “Recentemente estou escrevendo a continuação do livro ‘Círculo de Fogo’, sem data para publicação. Terminei outro livro no dia 24 de janeiro deste ano, sobre crianças que se aventuram em um mundo fantástico após atravessarem uma pintura de um artista misterioso”.
O Wattpad (pode baixar o App ou ler pelo site). Pode ser encontrado também em seu perfil no Instagram, espaço que dedica a falar sobre seus trabalhos, livros e arte em geral (@ocirculodefogo). Para finalizar, o jovem escritor diz que está aberto para negociar com as editoras, porque ainda não teve a oportunidade de lançar o livro oficialmente em ebook ou papel. João Marcos tem perfil no Wattpad, Facebook (João Marcos) e no Instagram (@jjoamarcos). O livro físico ‘Círculo de Fogo’ pretende lançar em breve.
Comments